Considerações Gerais

Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, deverá ocorrer de forma a ressaltar sempre a ação do aluno e o seu papel na interação social. Portanto a construção de conhecimentos pelos alunos deverá ocorrer em situações de interação social, onde o professor é o mediador, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens e o aluno participante do processo através de suas ações.

As individualidades e a diversidade, dos participantes do processo ensino-aprendizagem, deverão ser respeitadas em todos os momentos. As diversas experiências de vida dos alunos, professores e demais participantes do processo devem contribuir para a formação de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.

Avaliação de desempenho

A avaliação deve ser entendida como um conjunto de ações cujo objetivo é a orientação da intervenção pedagógica visando o aprimoramento do trabalho escolar.

No ensino fundamental a avaliação da aprendizagem deverá ser feita em função dos objetivos propostos, ser contínua e cumulativa, e exercida pelo professor durante todo o processo ensino-aprendizagem nos momentos e situações que julgar mais convenientes, utilizando-se dos instrumentos adequados.

Os alunos que não atingirem os objetivos propostos, poderão ser convocados para aulas ou atividades de recuperação, em horário extra-classe, ou ainda, serem orientados para a realização de tarefas complementares.

Na educação infantil a avaliação não será realizada para atribuir uma nota ou conceito ao aluno, para fins de promoção ou retenção. O processo de avaliação será contínuo, assim todas as atividades que a criança realiza na escola são utilizadas para avaliar o desenvolvimento do aluno.

Aprendizado de Inglês