Xadrez na escola.

A importância da aprendizagem e da prática do Xadrez na infância e na adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas realizadas tanto em países desenvolvidos como em países de terceiro mundo.

Atualmente, admite-se que a atividade enxadrística favorece o desenvolvimento mental das crianças. Além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, auxilia o desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente, progredir em outras disciplinas acadêmicas.

O imenso mérito do Xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal escolar.

Ciente de todos os benefícios do Xadrez e compromissada com o desenvolvimento dos alunos, a Escola Agnus Dei oferece o exercício dessa modalidade, para alunos do 2º ao 5º ano, às sextas-feiras. A professora mistura prática e teoria em suas aulas que são muito dinâmicas e divertidas. A cada final de semestre estaremos organizando campeonatos para estimular ainda mais os nossos alunos.

Do ponto de vista pedagógico, é inegável que este esporte estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo: raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo; organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamente situações futuras próximas; prever as prováveis conseqüências de atos próprios e alheios e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

No que tange à aquisição do julgamento moral, o xadrez conduz à positiva experiência do ganhar e do perder, assim como a formação do caráter, permitindo o desenvolvimento de qualidades tais como: modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança e, principalmente, sublimação da agressividade.

Fonte: Educacional Editora (guia das escolas)

Leia mais Artigos

SOLICITE INFORMAÇÕES

Se preferir fale diretamente com os contatos abaixo:
(11) 2914-1585 (11) 99482-6577
Um jeito único de Educar - EADG Vila Prudente