Por que trabalhar com projetos?

Ensinar é uma tarefa bastante complexa, principalmente quando existe o comprometimento com a adaptação da escola às mudanças da sociedade, o que significa uma atualização constante. O trabalho com projetos aproxima a escola do objetivo acima, pois envolve em seu processo dois aspectos bastante importantes : globalização e significatividade.

Quando se trabalha com projetos existe sempre um tema, facilitador do estudo, que auxilia a compreensão por parte dos alunos e professores, e que está vinculado à uma série de informações. Esse tema deve ser do interesse do aluno para que este sinta-se envolvido no processo, o que faz com que a criança sinta-se responsável pelo trabalho a ser desenvolvido. Deve-se partir sempre do que a criança já conhece, de seus esquemas de conhecimentos precedentes e de suas hipóteses diante da temática a ser abordada, tornado assim a aprendizagem significativa. É necessário realizar uma previsão do trabalho a ser desenvolvido. Essa previsão, bem como os procedimentos a serem adotados no decorrer do processo, devem ser desenvolvidos junto com as crianças.

Essa atitude dá ao projeto um sentido de funcionalidade, pois o aluno tem a oportunidade de observar a relação entre o que vai aprender e os procedimentos a serem adotados para se alcançar esse fim. A busca de fontes de informações é outro aspecto importante do projeto, pois faz com que o aluno aprenda a situar-se diante de uma informação, adquirida através de suas próprias possibilidades e recursos. A pesquisa auxilia o envolvimento de outras pessoas na busca de informações o que leva ao aluno considerar que não se aprende só na escola e que aprender é um ato comunicativo, pois é necessário buscar informações que os outros trazem. Por fim a pesquisa envolve o aluno em sua própria aprendizagem. Ao trabalhar com as informações desenvolve-se a interpretação, ordenação, conclusão e levantamento de novas questões. A avaliação no projeto é contínua e investigativa, pois é utilizada também para redirecionar o processo se necessário.

O sucesso de um trabalho com projetos depende, basicamente, do envolvimento e entusiasmo de alunos e professores.

Ana Martinez Iniesta