Desde 1991 crescendo e transformando sonhos em realidade.

Refletindo sobre Escola Bilíngue

Há um consenso que dominar um segundo idioma, principalmente o inglês, abre diversas portas e com isso o ensino bilíngue tem sido bastante procurado pelos pais que buscam escolas para seus filhos.

Porém como não existe uma regulamentação do ensino bilíngue, é comum percebermos diferenças significativas nos sistemas de cada escola.

Por falta de informação e às vezes por modismo, a escola, só pelo fato de ter algumas aulas a mais de inglês na sua grade, já se considera bilíngue.

Mas, o conceito de uma escola bilíngue é muito diferente.

Uma escola é considerada bilíngue quando a vivência da língua estrangeira pelos alunos é feita de forma bem intensiva, com uma carga horária estendida e com algumas disciplinas ministradas na língua em questão.

As determinações sobre carga horária mínima e quantidade de dias letivos do ensino regular devem ser obedecidas também.

Ou seja, para conseguir administrar tanto o conteúdo em português como o da segunda língua, as escolas bilíngues adotam período integral ou semi-integral.

Em relação ao processo de alfabetização, existem duas maneiras possíveis: a alfabetização tradicional e o bi letramento, ou seja, a alfabetização nas duas línguas.  

Assim escolas realmente bilíngues, com resultados efetivos para o desenvolvimento dos seus alunos, costumam ter valores de mensalidades bastante diferenciados e acima dos valores das demais instituições.

O inglês, sem dúvida nenhuma, é importante mas a formação integral e o atendimento personalizado contribuem muito para o crescimento do indivíduo e o torna feliz e preparado para o futuro.

E esse deve ser o principal foco dos Pais para a escolha de uma escola.

O mercado de trabalho necessita de pessoas bilíngues, mas acima de tudo que tenham habilidades e competências socioemocionais para se relacionarem e que sejam bem formadas e informadas.

Caso seu orçamento não seja suficiente para comportar uma escola realmente bilíngue, não arrisque, escolha uma escola com qualidade.

O inglês poderá ser complementado por uma escola de idiomas, já uma lacuna no desenvolvimento de seu filho, por uma formação deficitária, não poderá ser tão facilmente resolvida.

Escola Agnus Dei, a nossa história constrói o seu futuro.

A escolha certa para um futuro equilibrado.

Voltar