Desde 1991 crescendo e transformando sonhos em realidade.

Programa de Enriquecimento Instrumental - P.E.I.

O P.E.I. visa estimular a competência para aprender e desenvolver funções cognitivas e atitudes positivas, para o processo contínuo de aprendizagem e trabalho. Utiliza a metodologia da mediação, estimulando o gosto pela aprendizagem e valorizando a auto-estima.

O Programa de Enriquecimento Instrumental proposta de trabalho do Prof. Dr. Feuerstein, busca trabalhar o desenvolvimento das habilidades cognitivas do pensamento com a aplicação dos instrumentos do P.E.I. O programa pode ser aplicado em diversos contextos, desde diferentes níveis da educação (pré-escolar, ensino fundamental, médio, superior) até treinamentos de alta tecnologia.

O P.E.I. se diferencia de outros Programas que lidam com habilidades do pensamento, tanto por sua natureza como por seus objetivos. É um Programa sem conteúdo, construído segundo critérios de mediação, o que contribui para a propensão e motivação dos indivíduos para aprender e se beneficiar com sua própria aprendizagem. A metodologia do enriquecimento instrumental se transfere para outras áreas temáticas. Além disso, seu objetivo geral é a continua modificabilidade do indivíduo e seus objetivos específicos são:

- Correção de funções cognitivas deficientes.

- Aquisição de conceitos, operações e vocabulários básicos.

- Produção de motivação intrínseca através da formação de hábitos.

- Criação da motivação intrínseca para realizar tarefas.

- Produção de processos de pensamento reflexivo, intuitivo e introspectivo.

- Desenvolvimento de uma atitude ativa para a aprendizagem.

- Proporciona aos estudantes conceitos, habilidades, estratégias, e técnicas necessárias ao funcionamento do pensamento.

- Corrige as deficiências de estudantes em habilidades de pensamento essenciais como análise, interpretação e conclusão.

- Mostra como usar estas habilidades para melhorar o aprendizado e seu currículo

O programa promove o desenvolvimento do potencial intelectual em crianças, jovens e adultos. Pode ser aplicado em crianças com dificuldades / transtornos de aprendizagem, portadoras de síndromes ou deficiências específicas.

PEI - I: destinam-se a crianças, jovens ou adultos já alfabetizados. O programa é composto por sete instrumentos (nível I):



O programa objetiva treinar e aperfeiçoar o pensamento. Esta é a razão do lema “UM MOMENTO, DEIXA-ME PENSAR”.

“O PEI é um programa para aprender a pensar e a refletir, procurando não desenvolver um saber específico, mas proporcionar condições e situações em que se possam maximizar e otimizar requisitos e aptidões necessários a novas aprendizagens, a novos métodos de trabalho, a novas estratégias de pensamento e a novos tipos de organização”.

Walkyria Drozd Stefanov

Psicóloga - Mediadora de PEI I (7 instrumentos) e PEI B (8 instrumentos)

Cel. 8959-1949

Voltar