Desde 1991 crescendo e transformando sonhos em realidade.

O que é construtivismo?

Muitos pais ao procurarem uma escola perguntam qual o método utilizado pela instituição de ensino. Outros não sabem muito bem o que é, mas ouviram dizer que o construtivismo é o melhor método e procuram por escolas que trabalham dessa forma.

É importante informar primeiramente, que construtivismo não é um método, e sim uma teoria elaborada por Jean Piaget, após longos anos de estudos sobre a forma de pensar de uma criança.

Jean Piaget, filósofo e psicólogo suíço, descobriu que as crianças não pensam da mesma forma que os adultos - possuem ordem e lógica próprias - e são ativas no processo de construção de seu conhecimento.

Para Piaget o conhecimento é resultado da interação do indivíduo com o meio, onde o sujeito não é passivo e o conhecimento é uma construção, digamos ainda uma elaboração da realidade.

Assim a criança , através das relações que faz, associando o novo ao já conhecido, vai construindo o seu conhecimento.  

Isto quer dizer : para que haja aprendizagem não é suficiente somente a transmissão da informação, por mais competente que ela seja. A criança deve sempre através do que ela já conhece ir estabelecendo relações para criar um novo conhecimento.

Pensando desta forma, concluimos que o indivíduo terá ao longo de sua vida, várias oportunidades para resignificar conhecimentos já adquiridos. Por exemplo: sol para uma criança de 2 anos tem um significado e certamente para um adolescente terá significado diverso - significados estes elaborados de  acordo com os esquemas de compreensão adquiridos por cada um.

Resumindo de forma bastante simples, a escola que trabalha com a teoria do construtivismo deverá propiciar situações de interação da criança com o meio objetivando a construção do conhecimento.

Ana Martinez Iniesta
Psicopedagoga
Diretora

Voltar