Programa Bilíngue

Há um consenso que dominar um segundo idioma, principalmente, o inglês beneficia em muitos aspectos a vida social e cultural de um indivíduo, além de ampliar as possibilidades profissionais e, com isso, o ensino bilíngue tem sido bastante procurado pelos pais que buscam escolas para seus filhos.

Porém, como não existe uma regulamentação do ensino bilíngue, é comum percebermos diferenças significativas nos sistemas de cada escola.

Uma escola é considerada bilíngue quando a vivência da língua estrangeira pelos alunos é feita de forma bem intensiva, com uma carga horária estendida e com algumas disciplinas ministradas totalmente, na língua em questão.

As determinações sobre carga horária mínima e quantidade de dias letivos do ensino regular devem ser obedecidas também. Ou seja, para conseguir administrar tanto o conteúdo em português como o da segunda língua, as escolas bilíngues adotam período integral ou semi-integral.

Porém, hoje temos uma situação intermediária, com excelentes resultados, que são os Programas Bilíngues, introduzidos na Matriz Curricular da Escola, onde temos uma carga horária estendida.

Em nossa Escola, escolhemos a língua inglesa e utilizamos o Programa Bilíngue Eduall cuja metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) possibilita que o aprendizado do idioma ocorra ao mesmo tempo que os alunos têm contato com diferentes conteúdos como, por exemplo, matemática, letramento, ciências sociais, ciências naturais, entre outros, de acordo com cada série. São 5 aulas semanais, ou seja, os alunos têm aulas de inglês todos os dias. O programa está alinhado com a BNCC, utiliza metodologias ativas e gamificação o que motiva e estimula ainda mais a aprendizagem.