METODOLOGIAS ATIVAS

COMO ESSA TENDÊNCIA PODE BENEFICIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?

O que são as metodologias ativas?

As aulas expositivas correspondem a um  modelo de ensino explorado  por muito tempo e por muitas escolas. Dessa maneira, o professor é o único responsável por conduzir a aula e os alunos participam de forma passiva. O principal impasse nesse cenário é fazer com que os alunos mantenham-se motivados, interessados e engajados.

As metodologias ativas consistem na mudança do paradigma do aprendizado e da relação entre o  aluno e o professor. O aluno passa então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.

Exemplos de metodologias ativas
As metodologias ativas podem ser aplicadas de diversas formas no ensino. Conheça as principais delas:
1 - Ensino Híbrido
O  ensino híbrido consiste na união do ensino tradicional e presencial com aquele a distância (EAD). O uso da  tecnologia no ensino facilita o contato do aluno com o conhecimento, permitindo que o estudante busque fontes, informações e dados online rapidamente com a finalidade de complementar o que foi dito em sala.

2 - Sala de aula invertida
A sala de aula invertida consiste na inversão do modelo tradicional, no qual o professor passa o conteúdo e em seguida, em casa, o aluno tenta resolver os exercícios e identificar suas dúvidas. A intenção é que os estudantes tenham o primeiro contato com o conteúdo antes de chegarem na escola, para então serem auxiliados pelo educador em relação às dúvidas e à resolução de questões.

3 - Gamificação
O objetivo da  gamificação é trazer a experiência dos jogos para o ensino. O ponto principal dessa metodologia é fazer com que os alunos entrem em uma competição saudável, estimulando o pensamento “fora da caixa” e a motivação e a dedicação para o estudo.
Como as metodologias ativas podem beneficiar as práticas pedagógicas?
Nas metodologias ativas, as práticas pedagógicas são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado.
Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência.
Isso significa que essas metodologias podem contribuir com o desenvolvimento  tanto da dimensão cognitiva quanto da socioemocional  dos estudantes. Isso porque os alunos aprendem a lidar com problemas devido ao trabalho da sua segurança e confiança para enfrentar situações complexas, na escola quando e na vida. Os alunos desenvolvem mecanismos e aprendem a expor sua opinião e a respeitar pensamentos diferentes.

Conclusão
As metodologias ativas são modelos de ensino que visam a desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Com isso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado.

Fonte – Somos PAR

Leia mais Artigos

SOLICITE INFORMAÇÕES

Se preferir fale diretamente com os contatos abaixo:
(11) 2914-1585 (11) 99482-6577
Um jeito único de Educar - EADG Vila Prudente