Benefícios da implementação da escola digital

Na realidade atual, a atuação da escola na modalidade digital é uma alternativa para dar continuidade ao ano letivo, diminuindo o impacto da crise no contexto escolar. Sendo assim, é possível perceber os benefícios dessa nova dinâmica para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Para a escola, essa é uma maneira de garantir a proposta pedagógica original, adequando-a a normatização local e nacional para dar continuidade à programação curricular. Além disso, a instituição possibilita uma capacitação dos educadores, uma vez que eles estão tendo que reaprender a ensinar ao desenvolver habilidades no uso das tecnologias educacionais. Outro ponto é o contato e relacionamento com as famílias e alunos, já que para que o sistema remoto funcione, é fundamental uma boa comunicação e uma relação próxima com a comunidade escolar.

A escola digital se mostra benéfica para os pais e responsáveis também, pois por meio dela, os familiares notam o comprometimento da instituição em fazer funcionar a educação mesmo em uma situação tão atípica. Por meio do ensino a distância, a relação família-escola é trabalhada, o que contribui para a aproximação familiar na realidade educacional de seus filhos, com todos os seus benefícios para o seu desenvolvimento acadêmico. Já para os alunos, essa nova realidade contribui ativamente para que eles desenvolvam mais autonomia no processo de aprendizagem ao fazer o uso de ferramentas tecnológicas para complementar o ensino. Além disso, eles recebem um apoio socioemocional ao garantir a presença escolar no cotidiano, com o contato constante de professores e colegas de turma.

A escola digital como alternativa para a educação

A pandemia está ocasionando uma série de transformações em toda a realidade mundial. No cenário educacional não é diferente. Para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, determinações legislativas foram criadas para validar e reconhecer o período letivo. Contudo, não é suficiente apenas transferir o conteúdo para o ciberespaço, é preciso que toda a metodologia seja adaptada ao contexto digital. Apesar de uma situação excepcional, através do uso pedagógico de ferramentas tecnologias juntamente com a aproximação familiar, a escola digital vem se mostrando eficaz.

Fonte: Somos PAR

Leia mais Artigos

SOLICITE INFORMAÇÕES

Se preferir fale diretamente com os contatos abaixo:
(11) 2914-1585 (11) 99482-6577
Um jeito único de Educar - EADG Vila Prudente